Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Começo




     style="display:block"
     data-ad-client="ca-pub-6006320360615184"
     data-ad-slot="8409662754"
     data-ad-format="auto">


-->

     

28.07.2014




Eu não tinha a intenção de escrever sobre isso, nem ao menos sou entendedora do assunto.
O fato é que eu percebi que ninguém conhece muito o que é o Autismo ou o que ele representa na vida de uma família com um autista.
Eu sou mãe de um menino lindo de 4 anos, que tem autismo, moro no Japão, e não domino completamente o idioma.
A dificuldade começa em procurar o diagnóstico, já que como disse inicialmente não conhecia o autismo e suas características. 
Há 2 anos as professoras da creche onde meus filhos estudam levantaram a hipótese de algo estar errado no desenvolvimento do meu filho, eu também achava que algo não ia bem, porém eu também acreditava que cada criança tem seu tempo para desenvolver habilidades e nunca forcei a barra. Mas as diferenças eram gritantes, já que temos outro menino que tem um ano de diferença e já falava e fazia coisas normais de crianças da sua idade. 
Aqui no Japão periodicamente existem exames de desenvolvimento nas crianças para avaliar esse e outros problemas.
Passamos eu e meu filho por uma consulta um tanto constrangedora com uns 8 profissionais numa grande mesa, me senti o elefante no zôo. Eles olhavam e falavam entre eles. Como eu disse não domino completamente a língua, e pra ajudar as professoras do meu filho que estavam presentes nessa consulta achavam que eu não aceitava que meu filho tivesse algo. 
Enfim, eu sai do prédio frustrada, me sentindo um nada, pensando em que momento eu passei essa imagem de não me importar com meus filhos.
Sai dessa consulta com uma carta de indicação de um hospital para passar pelo Neuropediatra, lá ela logo disse que pela avaliação do comportamento e as orientações que eu e a escola demos  ele tinha grande chance de ter autismo.
Uma semana depois estávamos novamente no mesmo hospital fazendo testes de QI, primeira tentativa, Matheus no meio do teste começou a se recusar a responder as perguntas, "assim se fechando em seu mundo", no dia seguinte tentamos novamente, 100% do teste feito em duas partes. 3 dias depois uma consulta com a Neuropediatra, para enfim ela dar seu parecer com base nos testes. 
Eu agradeço pela médica que foi colocada no meu caminho, a forma como ela deu o resultado foi muito tranquila, mesmo sendo positivo. Sim meu filho tem autismo.
Chorei por semanas, escondido. 
Chorava por culpa, por medo de não ser boa, chorava por que além de ser mãe de uma criança com autismo, eu tenho outro filho, que não entende direito porque o irmão chora sem motivo, ou por que a mamãe deita ao lado do irmão para fazê-lo dormir, enquanto ele dorme magicamente sozinho, eu só queria nesse momento respostas.
Faz 6 meses desde o diagnóstico, muita coisa aconteceu desde lá, conseguimos alguns benefícios na prefeitura devido ao diagnóstico dele. Depois de 6 meses ele finalmente começou a fazer T.O.
Toda sexta-feira ele vai feliz para sua terapia, são coisas simples, mas estão fazendo toda a diferença.


Eu ainda tenho muitas inseguranças, eu ainda tenho minhas crises. Mas eu tenho que ser boa. Eu simplesmente não tenho opção, eu tenho dois anjos que precisam do meu exemplo, da minha alegria, pra terem um futuro digno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário